Laboratório de Análises de Solo, Adubo e Foliar (LASAF) da UNEMAT recebe aprovação por mais um ano com nota A no Ensaio de Proficiência IAC

O Laboratório de Análises de Solo, Adubo e Foliar (LASAF) da UNEMAT, Câmpus Universitário de Alta Floresta recebeu novamente a APROVAÇÃO no Ensaio de Proficiência IAC, coordenado pelo Instituto Agronômico de Campinas. Em operação desde 1984, o Ensaio de Proficiência IAC permite que laboratórios de análise para fins agrícolas afiram seus resultados nos conjuntos analíticos de análise básica de solo para recomendação de adubação e calagem, análise de micronutrientes em solos e análise granulométrica em solos. Deste conjuntos, o LASAF obteve o direito de usar o selo de qualidade em análise básica e granulométrica. Quanto ao desempenho no Ensaio de Proficiência IAC, no total geral o LASAF concluiu seu primeiro ano de avaliação com excelência de 95%, ficando em 6º lugar no total de 136 laboratórios participantes. Tal desempenho qualifica o LASAF com nota A em análise química do solo.

 Desde o ano de 2014, o laboratório vem buscando se enquadrar nos padrões de excelência em análise química do solo, afirma o químico Guilherme Ferreira Ferbonink, responsável técnico pelo laboratório. Entregar resultados analíticos que condizem com a realidade do solo no campo é o objetivo principal de um laboratório de fertilidade do solo como o LASAF. Em busca deste objetivo, trabalhamos de maneira sistemática, capacitando todas as pessoas envolvidas no processo para desta forma se enquadrar nos mais altos níveis de qualidade.  

 “Estar credenciado nos dois maiores Programas de controle de qualidade de análises de solo do Brasil é uma grande conquista, pois são poucos os laboratórios do País que estão aptos para realizarem análises através de ambas metodologias. Esta conquista é fruto de investindo da UNEMAT na capacitação de seus servidores e na contratação de recursos humanos com elevada qualificação técnica. Isso possibilitou que o Laboratório de solos do Câmpus de Alta Floresta elevasse a qualidade de seus resultados, e como fruto disso conquistamos o selo de qualidade também no Ensaio de Proficiência IAC” afirma o coordenador do laboratório, Prof. Dr. Gustavo Caione.

Atualmente o LASAF possui, desde 2015, o selo de qualidade do programa de análise de qualidade de laboratórios de fertilidade (PAQLF) coordenado pela Embrapa Solos – RJ e desde 2016 o selo de qualidade do ensaio de proficiência para laboratórios de análise de solo, coordenado pelo IAC.

Para os próximos anos, o objetivo do laboratório é se especializar na análise bromatológica para nutrição animal devido ao aumento da demanda deste tipo de análise na nossa região. Possivelmente em 2019 almejamos participar do ensaio de proficiência para laboratório de nutrição animal promovido pela EMBRAPA pecuária sudeste.

Acadêmicos veteranos da Unemat devem se atentar ao prazo de rematrículas

Os acadêmicos veteranos da Universidade do Estado de Mato Grosso devem se atentar aos prazos de rematrícula on-line previstos no Calendário Acadêmico de 2018 que pode ser acessado em: http://www.unemat.br/resolucoes/resolucoes/conepe/3841_res_conepe_32_2017.pdf.

Até o final desta semana, dia 23 de fevereiro, os acadêmicos dos câmpus de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres e Cáceres deverão requerer a rematrícula on-line junto ao portal da Unemat.

No período de 26 de fevereiro a 02 de março a rematrícula on-line é para os acadêmicos dos câmpus de Diamantino, Juara, Pontes e Lacerda e Sinop. Já os alunos veteranos dos câmpus de Colíder, Nova Mutum, Nova Xavantina e Tangará da Serra deverão se rematricular on-line no período de 05 a 09 de março.

O semestre letivo de 2018/1 tanto para os ingressantes como para os veteranos da Unemat inicia no dia 12 de março em 12 dos seus 13 câmpus.

Portal UNEMAT por Lygia Lima.

Curso de Direito da Unemat Alta Floresta têm 71,4% de aprovação de seus alunos inscritos para o Exame da Ordem

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) tem 45 alunos dos cursos de Direito aprovados no último Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A relação dos aprovados na 24ª edição da prova, divulgada esta semana (19.02), foi comemorada pelos coordenadores das turmas da Universidade. O êxito junto ao Exame de Ordem garantiu a esses alunos o direito de exercer a profissão na advocacia tão logo colem grau como bacharéis.

A Unemat oferta o curso nos câmpus de Alta Floresta, Barra do Bugres, Cáceres, Diamantino e Pontes e Lacerda. Em Cáceres, onde o curso é ofertado há 24 anos, 16 alunos foram aprovados, e em Diamantino, onde o curso é oferecido pela Instituição desde 2013, 11 alunos passaram pelas duas fases do exame.

Nos câmpus de Alta Floresta, Barra do Bugres e Pontes e Lacerda, a Unemat ainda não formou uma única turma de Direito, mas os alunos do 9º semestre já apontam a direção do curso, que iniciou as três turmas em agosto de 2013. Com a aprovação de 10 dos 14 inscritos, o câmpus de Alta Floresta teve 71,4% de seus alunos aprovados no Exame. Nos câmpus de Barra do Bugres e Pontes e Lacerda, 50% dos alunos inscritos também conquistaram a carteira da Ordem. Em Mato Grosso, as provas foram realizadas nos municípios de Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

Karin Danielle Carvalho Barbosa Lima, da turma 2013/1 do câmpus de Cáceres, que colará grau em 22 de março, contou que credita sua aprovação "à dedicação durante todo o curso". Karin Lima já é concursada em nível médio como Distribuidora no Fórum do município e também atribuiu sua aprovação à dedicação durante o curso. "Eu não estudei para o concurso, mas as disciplinas de Direito me deram base para o concurso", explicou Karin. A um mês de se tornar bacharel em Direito, Karin disse que praticamente todos os colegas da sua turma já foram aprovados nos três últimos exames da Ordem.

O Exame da Ordem é aplicado em torno de três vezes por ano para todos os bacharéis em Direito e para os alunos matriculados nos 9º e 10º semestres ou no último ano da graduação em Direito. Um dos objetivos do Exame é aferir a capacitação necessária para que o formado em Direito possa exercer a sua profissão na advocacia. Na edição 24 a primeira fase foi realizada em 19 de novembro de 2017 e a segunda em 21 de janeiro de 2018.

Alunos da Unemat aprovados no Exame da Ordem:

Adriana Calheiros Moretti - Diamantino
Alam Dias Rodrigues - Cáceres
Alex Junior Alves Da Silva - Cáceres
Bruna Ragi De Souza - Cáceres
Cristiane Sattin - Cáceres
Evandro Monezi Benevides - Cáceres
Fernanda Iliezer Da Silva - Cáceres
Alessandro Gomes Ribeiro - Alta Floresta
Ana Carolina Carneiro da Silva Guimarães - Barra do Bugres
Andreia Tramontin - Alta Floresta
Breno Loiola de Carvalho - Barra do Bugres
Camila Aparecida Souza Silva - Diamantino
Cristiane Della Giustina - Alta Floresta
Daniela Ferreira Guevara - Alta Floresta
Diego Pereira de Igreja - Diamantino
Douglas Willian Artiaga - Diamantino
Geisse Rodrigues de Souza - Alta Floresta
Gustavo Rafael Da Rocha Silva - Cáceres
Karin Danielle Carvalho Barbosa Lima - Cáceres
Karina Ayres Silva Moura - Cáceres
Kelly Ten Caten - Cáceres
Kymberli Luaine Luz - Cáceres
Maysa Seraglio Furrer - Cáceres
Thalita Souza Santos - Cáceres
Tiago Paliosa - Cáceres
Victor Luiz Martins De Almeida - Cáceres
Vitorio Emanoel Paiva Ciralli - Cáceres
Ivomar de Souza Reis - Pontes e Lacerda
José Ronaldo Pereira de Jesus - Pontes e Lacerda
Juliana Aparecida Arantes de Souza - Alta Floresta
Keller Cristiane Falcão de Queiroz Fontes - Diamantino
Laize Kelly Canavarros da Silva - Diamantino
Marcelo Von Groll - Pontes e Lacerda
Mariana Zilio da Silva - Alta Floresta
Mary Claudia da Silva Gonçalves - Alta Floresta
Paulo Lino da Silva - Pontes e Lacerda
Rafael Do Espírito Santo Jesus - Barra do Bugres
Rayanne de Oliveria Silva - Diamantino
Rebecca de Paula Teixeira Figueiredo - Diamantino
Ricardo Hanysz Souza Rhoden - Alta Floresta
Ricardo Leite de Oliveira - Alta Floresta
Suellen Hoffmeister - Diamantino
Valdinei Teodoro da Silva - Diamantino
Weliton Santiago Aragão - Pontes e Lacerda
Wellington Campos Costa - Diamantino

Portal UNEMAT por Hemilia Maia.

Egresso da UNEMAT de Alta Floresta fará intercâmbio no México

O egresso da UNEMAT – Câmpus de Alta Floresta, Wagner Gervazio, atualmente cursando o 4º ano do Doutorado em Engenharia Agrícola na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, foi contemplado com uma bolsa de “Doutorado Sandwich” no Exterior – SWE para a realização de um intercâmbio de seis meses. O intercâmbio será realizado entre março e agosto de 2018 na Universidade Nacional Autônoma do México - UNAM, na cidade de Morelia. A bolsa é concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O Campus de Alta Floresta sente-se muito orgulhoso com a conquista de um de seus egressos e o parabeniza pelo feito.

Assinar este feed RSS