Procedimentos Acadêmicos

PROCESSO DE SELEÇÃO E MATRÍCULA

Para ingresso no primeiro semestre de cada ano, a seleção ocorre pelo Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e posterior cadastro no Sistema de Seleção Unificada – SISU.
Para o ingresso no segundo semestre, a seleção é realizada mediante vestibular, que tem inscrições abertas, geralmente nos meses de março e abril.
Após o processo seletivo o candidato que obtiver aprovação, deverá realizar sua matrícula nas Supervisões de Apoio Acadêmico do Campus onde o curso é vinculado, no horário normal de expediente da respectiva Supervisão. No ato da matrícula o candidato ou seu procurador deverá assinar declaração de que não se encontra matriculado em outro curso de graduação da UNEMAT e que não é aluno de graduação de outra Instituição Pública de Ensino Superior.
O Registro Acadêmico (matrícula inicial) será efetuado mediante Edital específico, sendo exigidos para o ato da matrícula os seguintes documentos:

  1. Certidão de nascimento ou casamento (original e fotocópia);
  2. Documento de identidade (original e fotocópia);
  3. CPF – cadastro de pessoa física (original e fotocópia).
  4. Título de eleitor (original e fotocópia) desde que obrigado por lei;
  5. Comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral (original e fotocópia);
  6. Comprovante de quitação com o Serviço Militar (original e fotocópia) para o candidato do sexo masculino;
  7. Certificado de conclusão do Ensino Médio (original e fotocópia);
  8. Histórico escolar do Ensino Médio (original e fotocópia);
  9. 01 (uma) foto 3x4 recente;

Nos termos da Normatização Acadêmica da UNEMAT e do Art. 44, II da Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), é condição indispensável para formalização da matrícula, a comprovação de escolaridade do Ensino Médio, portanto, será anulada a aprovação e desclassificado o candidato que não apresentá-la.
O candidato optante ao PIIER deverá entregar os documentos elencados acima e:

  1. Auto-declaração do grupo racial a que pertence (Disponível no edital do vestibular);
  2. Formulário Sócioeconômico, devidamente preenchido (Disponível no edital do vestibular) e;
  3. Declaração expedida pela escola que comprove ter cursado o Ensino Fundamental e Médio exclusivamente em escolas públicas ou que os tenha cursado em estabelecimentos particulares, com bolsa de estudo total ou parcial; ou comprovar residência mínima de 3 (três) anos no Estado de Mato Grosso, por meio de um dos documentos abaixo:
    1. Comprovante de aluguel;
    2. Comprovante de financiamento;
    3. Declaração de residência cedida ou própria;
    4. Comprovante de água, luz ou telefone.

O candidato optante a Escola Pública deverá entregar os documentos elencados acima (documentos pessoais) e como comprovação da escola pública deverá entregar:

  1. Histórico Escolar do Ensino Fundamental e;
  2. Histórico Escolar do Ensino Médio.


REMATRÍCULA E TRANCAMENTO

A rematrícula ocorrerá a cada novo semestre, SENDO OBRIGATÓRIA. A NÃO renovação da matrícula resultará no desligamento do acadêmico.
O trancamento da matrícula é permitido ao discente regularmente matriculado em período pré-definido no Calendário Acadêmico (geralmente nos primeiros 20 dias letivos de cada semestre). Ele poderá ser feito para um prazo máximo de 4 (quatro) semestres, incluído aquele em que foi concedido, sendo vedado o trancamento de matrícula ao discente do curso de graduação no primeiro e último período letivo.

TRANSFERÊNCIA

A Unemat divulga TODOS os semestres editais específicos para preenchimento de vagas remanescentes, por meio de transferência interna, externa e portador de diploma de nível superior. Estes editais são publicados na página http://www.unemat.br/proeg/?link=editaisproeg, contendo todas as informações necessárias ao candidato.