spd2

Alta Floresta – Do Sonho a Realidade – 25 Anos de História

Imagem1

Localizada no Portal do Amazônia, a 800 Km de Cuiabá, encontra-se o Campus Universitário de Alta Floresta (CALF), teve origem na primeira expansão dos Campi Universitários da Instituição em 1991, juntamente com Alta Araguaia, Luciara, Nova Xavantina e Pontes e Lacerda.
O Curso de Ciências Biológicas foi o primeiro curso ofertado e a primeira turma ingressa em 1992. A criação do Curso teve o proposito de estudar e conhecer a biodiversidade da Amazônia Meridional.
Em 2001 é a vez dos Cursos de Agronomia e Engenharia Floresta, pois havia-se a necessidade de explorar a fronteira agrícola no norte mato-grossense e o manejo florestal e recuperação de áreas degradas.
Em 2012, a UNEMAT passa por nova expansão, dessa vez de cursos e atendendo a solicitação da sociedade altaflorestense, o Campus passa ofertar o Curso de Direito.
Além das modalidades de ensino superior convencionais, a UNEMAT de Alta Floresta, ofereceu entre os anos de 2004 a 2007, na modalidade turma fora de sede, o curso de Ciências Biológicas em Sinop, para uma turma única e que graduou 32 licenciados. Atendendo as necessidades de adequação a carreira do Plano Nacional de Formação de Professor (PARFOR) História, 21 professores da rede pública foram graduados entre os anos de 2013 e 2014. Na modalidade Parceladas, licenciou 114 profissionais em matemática, pedagogia e letras. Em 2010, o Campus recebeu na modalidade Turma Fora de Sede, desde 2013 coordena o Curso de Jornalismo de Alta Araguaia.
O CALF é uma instituição pública, que recebe diariamente cerca de 1.000 estudantes de graduação e 100 pós-graduandos. Considerado um centro na Amazônia, oferece 4 cursos de graduação e 02 programas de pós-graduação (PPG). Desde sua fundação, já formou mais de 14 mil profissionais em nível de graduação e mais de mil pós-graduandos.
Pesquisando, ensinando, divulgando tecnologia, fomentando novas técnicas, os profissionais qualificados e formados pela Escola dão resposta ao maior desafio enfrentado por uma universidade pública: ser mais útil à sociedade, fazer avançar o horizonte do conhecimento humano, colocando-o à disposição da sociedade, a serviço do homem.
Hoje, além das contribuições expressivas não só nos campos das Ciências Biológicas como também em Agrárias e Sociais Aplicadas, destinadas ao ensino, pesquisa e extensão universitária, O Campus torna-se uma realidade do um sonho de um Bandeirante do ensino em Mato Grosso, o Eterno Reitor Maldonado (Ler Mais), que será historicamente lembrado, preservado e seguido pelos Unematianos.