Engenharia Florestal

Bacharelado em Engenharia Florestal

O Curso de Engenharia Florestal da UNEMAT/Campus Universitário de Alta Floresta visa formar profissionais para atuar no gerenciamento sustentável das florestas naturais e reflorestamentos, além de inúmeras outras atividades ligadas a ecossistemas florestais. Para tanto, a sua capacitação profissional se deve a uma sequência de disciplinas teóricas e práticas, de campo e laboratórios, aliadas a experimentação científica e a extensão. O Curso também tem um diferencial que é a habilitação para atuar na área de georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos, conforme Lei Federal nº 10.267/2001.

Campo de atuação:
- Silvicultura: envolve a produção e avaliação da qualidade de sementes, mudas, melhoramento genético e estabelecimento de reflorestamentos, proteção contra agentes abióticos e bióticos, elaboração de receituários agronômicos, incêndios florestais, sistemas agroflorestais e técnicas de colheita e transporte de produtos florestais.
- Manejo florestal: trabalha com a pesquisa, planejamento, quantificação e a produção dos recursos florestais em reflorestamentos e florestas naturais, com uma visão integrada e multidisciplinar dos preceitos ambientais, sociais e econômicos.
- Conservação de recursos naturais: envolve o planejamento e administração de áreas rurais e áreas silvestres, manejo de fauna, avaliação de impactos ambientais, conservação e manejo de recursos hídricos, recuperação de áreas degradadas e arborização urbana.
- Tecnologia e utilização de produtos florestais: abrange a caracterização tecnológica de madeiras maciças e de seus produtos derivados (carvão vegetal, compensados, aglomerados, celulose e papel etc.), além da produção, tecnologia e manejo de produtos florestais não madeireiros.
- Geoprocessamento: ramo de atividade no curso de Engenharia Florestal que trabalha com as ciências espaciais, fazendo uso de georreferenciamento, cartografia, sensoriamento remoto e Sistemas de Informação Geográfica para avaliação, quantificação e monitoramento de florestas e demais usos e ocupações dos solos.

Habilitação: Bacharel em Engenharia Florestal
Período: Diurno (segunda a sábado).
Regime: Semestral
Vagas: 40 (quarenta) por semestre
Duração do curso: mínimo 10 (dez) semestres.