NAFA fazendo oficina de planejamento de sistemas silvipastoris no assentamento Jacamin

Foi realizado neste dia 11/10/2018 na assentamento Jacamin uma oficina que envolveu o diagnóstico do manejo de pastagens, práticas de manejo para garantir um pasto de qualidade e também o planejamento de sistemas silvipastoris.

Participaram agricultores do assentamento Jacamim que vão implantar estes sistemas este ano, além de alunos do NAFA e técnicos do Instituto Ouro Verde, que acompanham o assentamento.

Ao final, foi possivel planejar como será feita a implantação da área bem como os possíveis arranjos de árvores que poderão ser usados.

1ª Feira Camponesa da UNEMAT

Acontecerá neste dia 19/10 no Campus II da Unemat a 1ª feira camponesa da Unemat. A feira é uma das ações do projeto de extensão "Sinergias interinstitucionais como ferramenta de formação discente, aprimoramento docente e extensão universitária: Fase II" e está sendo desenvolvida em parceria com NAFA - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar e Agroecologia e SISCOS–Sistema de comercialização Solidaria, ligado ao IOV – Instituto Ouro Verde.

A feira contará com a participação de aproximadamente 06 bancas representando mais de 20 produtores familiares de Alta Floresta e região que produzem de forma sustentável e sem uso de agrotóxicos.

O objetivo da feira é aproximar a universidade das demandas da sociedade e propiciar o atendimento da demanda da comunidade acadêmica por produtos de ótima qualidade, produzidos de forma sustentável e adquiridos diretamente dos produtores, assim também, aproximando a universidade das demandas da sociedade, valorizando o trabalho dos agricultores e contribuindo para geração de renda para as famílias envolvidas.

Inauguração do lago ornamental

No próximo dia 19/10 a partir das 19Horas acontecesse a inauguração oficial do lago ornamental do campus II da Unemat.

A comemoração na verdade é uma forma de valorizar o trabalho dos alunos que vem colaborando a mais de três anos com os trabalhos de ornamentação dos campus da Unemat de Alta Floresta.

Essas ações são parte do projeto de extensão "Sinergias interinstitucionais como ferramenta de formação discente, aprimoramento docente e extensão universitária” coordenado pelo Prof. Me. Cícero Rogério Henrique Laluce do curso de agronomia.

Com a colaboração dos alunos e de professores como Prof. Dr. Sergio Alessandro Machado Souza do curso de Ciências biológicas que ajudou com o projeto de iluminação do lago, Prof. Dr. Ostenildo que emprestou as ferramentas, Prof. Dr. Vinicius Moraes da Engenharia Florestal que fez doação de um parcela do verniz.

Nosso agradecimento especial aos esforços dos acadêmicos na captura de doações junto a tropical pisos a doação dos decks, na construção, na pintura, na parte de iluminação, bem como dos peixes ornamentais.

Portanto estamos conseguido realizar ações como esta que além de contribuir de forma significativa para melhorar o ambiente dos campus da Unemat de Alta Floresta tem ajudado a ampliar o espirito colaborativo e o sentimento de pertencimento da comunidade acadêmica em relação a nossa universidade.

O lago, particularmente tem se consolidado como um local de vivências para a comunidade acadêmica.

Laboratório Didático I da UNEMAT, promovendo interação com educação básica

No dia 05/10/18 a Unemat recebeu os alunos do 7º ano B da Escola Estadual Militar do Corpo de Bombeiros Dom Pedro II, para aula no laboratório didático I.

A Prof.ª Mariley Dal Puppo relata que o objetivo da aula foi oportunizar os alunos a visualizem as células animais e vegetais e seres microscópicos.

O Comandante da turma SD V. Araújo, é responsável pela orientação dos alunos nos quesitos da hierarquia, disciplina, respeito, dentre outros, fortalecendo o momentos didático-pedagógico.

Assinar este feed RSS